A Arte de Esperar em Deus

Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti; que trabalha para aquele que nele espera.” Isaías 64:4

Semana passada eu fui ao supermercado fazer compras e logo na entrada ví uma prateleira repleta de caixinhas com mudas de diferentes flores. Como eu amo flores, e gostaria de adicionar mais verdes dentro da minha casa, fui a prateleira ver se tinha mudinhas das minhas favoritas: tulipas e orquídeas. Fiquei triste porque não tinha nem uma. Uma plantinha nova me chamou a atenção, os Lírios-do-Vale. A foto na caixinha e as instruções me convenceram que eu daria conta de plantar em potes em casa mesmo (mesmo sabendo que eu não sou lá essas coisas no que diz respeito a jardinagem. Vamos dizer que não é minha habilidade natural). Escolhi duas caixas, contendo três mudas cada uma, coloquei no meu carrinho e continuei as compras. Após ter chegado em casa e quardados tudo, fui direto para o meu quintal pegar os potes e o adubo. No zelo de fazer tudo certinho (e porque eu não queria estragar as coitadas das mudinhas com minha falta de “talento”), procurei um vídeo no YouTube, o que confirmou que realmente era algo fácil o suficiente para eu fazer (ufa). Contudo, algo me desanimou um pouco. Não só eu tinha que esperar 3 semanas para as primeiras folhagens aparecerem, como também teria que esperar 2 anos para desfrutar da beleza dos lindos e delicados lírios! Dois anos? Eu pensei comigo mesmo: Haja paciência!

O engraçado é que mal o pensamento me chegou a mente o Espírito Santo me “cutucou” chamando para uma reflecção. Eu amo quando Deus, na sua infinita misericórdia e amor, faz isso conosco. Ele usa dos afazeres do nosso dia a dia como uma forma prática de falar ao nosso coração. Quando leio os Evangelhos vejo que este era um método muito particular de Jesus, de ensinar seus princípios as multidões que o seguiam através das parábolas.

Mas, voltando as minhas plantinhas, não me restava nada a não ser esperar. Ao pensar nisso eu refleti na vida de Jó e como, naquele momento de tanta dor que ele estava passando, não lhe restava nada mais a não ser esperar no Senhor. Existem muitos textos bíblicos que nos encorajam a esperar em Deus em toda e qualquer circumstancias das nossas vidas.

“A minha alma espera somente em Deus; dele vem a minha Salvação.” Salmos 62:1

“Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia. Para livrar as suas almas da morte, e para os conservar vivos na fome. A nossa alma espera no Senhor: Ele é o nosso auxílio e o nosso escudo.” Salmos 33:18-20

“O Senhor sustenta a todos os que caem, e levanta a todos os abatidos. Os olhos de todos esperam em ti, e tu lhes dás o seu mantimento a seu tempo.” Salmos 145:14-15

O mais interessante é que em cada texto que encoraja a esperar no Senhor, está inbutido a promessa do socorro, mas no momento certo de Deus. Esperar no Senhor gera fé, a fé gera esperança, e a esperança gera paciência. É um processo longo, doloroso, mas o fruto final, o resultado da dor, é algo lindo. Como a flor que nos encanta, que brota para embelezar e trazer uma gostosa fragância ao seu ambiente.

Para mim o sofrimento de Jó durou semanas, ou quem sabe, meses. Creio eu que para Jó tudo pareceu uma eternidade. Mas da própria boca de Jó veio a certeza de que devemos ter esperança no Senhor.

“Porque há esperança para a árvore, que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seu renovos. Se envelhecer na terra a sua raiz, e morrer o seu tronco no pó, ao cheiro das águas, brotará e dará ramos como a planta.” Jó 14:7-9

Vamos ficar firmes na esperança que temos em Cristo e nas suas promessas, porque com certeza não seremos decepcionados.

Deus abençoe,

Aquila

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s