Hábitos Que Edificam

“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” Josué 1:8

Estamos chegando a metade do nosso estudo bíblico do livro de Jó e eu me senti enclinada a compartilhar com vocês um pouco sobre a importância de criar o hábito de estudar a Palavra de Deus. Faço isso não como uma exortação, mas sim como encorajamento, sabendo que não é fácil desenvolver um novo hábito. Dura tempo e exige esforço. Qualquer pessoa que já tentou fazer algo novo, ou deixou de fazer algo que não lhe trazia benefícios, vai te dizer que não é fácil, e exige muita disciplina e força de vontade. Mas o que vamos fazer? O importante é que você não desista. Há um ditado popular que diz que você precisa de 21 dias para sesenvolver um novo hábito. Parece tão simplíssimo não é mesmo? Uma fórmula exata que te deixa na posição de ou-tudo-ou-nada. Já parou para pensar de onde surgiu essa crença? Eu procurei saber e vou compartilhar com você pra te poupar o trabalho (viu como eu sou boazinha? Lol).

Em 1960 o cirurgião plástico Maxwell Maltz publicou um livro sobre observações dos seus pacientes. Neste livro ele concluiu que para uma pessoa criar novos hábitos ela precisa de no mínimo 21 dias. As descobertas do Dr. Maltz se tornaram altamentes populares com a fama e popularização do seu livro. Ainda hoje podemos encontrar muitas publicações neste tópico fazendo menção do número mágico: 21 dias. Contudo, há um pequeno problema. Este pensamento é altamente equivocado. Veja que aqueles que popularizaram as observações do Dr. Maltz passaram por cima de um pequeno, mas extremamente importante, detalhe: ele disse que 21 dias era o mínimo. Em nenhum momento Dr. Waltz estipulou 21 dias como uma regra exata.

Se você tentar desenvolver um hábito novo em 21 dias e não conseguir então você é um fracassado? Não. Na verdade, estudos mais recentes, e muito mais completos, mostram que na realidade precisamos de uma média de dois meses para que um hábito novo se torne automático. Para algumas pessoas pode durar entre dois a oito meses! Isso vai depender em três coisas: no comportamento, na pessoa, e nas circunstâncias. A verdade é que novos hábitos podem levar muito tempo para se formarem. Não se tenha por derrotada se durante essas três semana que estamos fazendo o nosso estudo bíblico você falhou alguns dias. O importante é que você prossiga firme no propósito. Alguns dias de falha não devem impedir que você cheque até o fim.

Talvez suas circunstâncias presentes façam com que isso seja particularmente difícil. Deus sabe.

Talvez você seja uma pessoa que têm lutado para desenvolver novos hábitos toda sua vida e sempre teve dificuldades de ser consistente em suas ações. Deus sabe.

Talves o hábito específico de ler e estudar a Bíblia seja um desafio extremamente difícil para você. Existe uma batalha espiritual acontecendo, porque quanto mais você conhecer a Deus e sua Palavra, mais preparada você estará para viver a vida que Deus têm para você. Deus sabe.

Eu gostaria de compartilhar alguns passos que você pode tomar para ter mais sucesso no seu estudo da Palavra:

  1. Especifique o horário– Será muito mais fácil você desenvolver o hábito de estudar a Palvra se você separar o horário certo de fazê-lo. Por exemplo, para mim, o melhor horário é depois que meus filhos vão para a escola pela manhã. Assim eu tomo meu café e estudo a Palavra ao mesmo tempo. Eu sempre gosto de dizer que tomo café com Deus (coisas minhas, não ri de mim não). Mas para você este horário pode ser o pior do dia. Então, descubra qual é o melhor horário e faça o seu estudo neste mesmo horário todo dia. Se acontecer um empecilho, você pode fazer alguma mudança, mas o importante é que o horário que você estipulou seja sempre designado somente para este momento a sós com Deus.
  2. Especifique o local– É muito importante que você estipule o local que você irá fazer seu estudo bíblico. Evite lugares que tenham muitas distrações. Se possível mantenha seu celular e outros eletrônicos fora de vista. Assegure-se que o espaço que você escolheu seja confortável e agradável.
  3. Se organize– Para o estudo que estamos fazendo estamos usando um caderno de anotações, a Bíblia, um lápis ou caneta, e opcional temos as canetinhas coloridas. Se você já tiver tudo isso separado no lugar designado, a sua mente e espírito naturalmente vão entrar na mentalidade desejada.
  4. Estabeleça Limites– É importante que você avise as pessoas mais próximas de você que fazem parte do seu dia a dia e estabeleça limites. Tudo bem que em caso de emergência você não irá se fazer de surda e negar ajuda a quem precisa, mas não saia do seu foco toda vez que alguém dizer que precisa de você no horário do seu estudo bíblico. Isso se aplica aos familiares, amigos, e colegas de trabalho. Não fique preocupada se você tiver de dizer um não ou se alguém tiver de esperar por algo. Não existe pecado nisso e você não estará sendo egoista. Se você mesma quebrar os limites que estabeleceu e abrir mão do que é importante para você para satisfazer os outros, então você estará mandando a mensagem de o que você está fazendo não é importante. Seje vigilante neste aspecto.
  5. Organize Seus Afazeres: Quando voce estiver organizando seus afazeres, lembre-se que ninguém deve (nem pode) fazer tudo todo dia. A vida é muito melhor quando existe equilíbrio. Entre o trabalho, família, estudo e igreja você já tem muita coisa no seu prato para balancear. Aprenda a dizer não. Nem toda oportunidade ou responsabilidade que aparece é pra você. Um das coisas que mais roubam a nossa paz é a exaustão, uma mente e corpo cansado. Divida suas tarefas em pequenos passos. Ao invés de faxinar a casa todo dia ao chegar do trabalho, faça somente o necessário. Uma casa limpa e organizado é tudo de bom, mas cuidado pra não deixar isso tomar todo o seu tempo. Jesus exortou a Marta e fez menção que Maria havia escolhido a melhor parte ao ficar aos seus pés e aprender com ele (Lucas 10:38-42) .Não é exatamente isso que estamos fazendo? Aprendendo mais de Deus?

Espero que essas dicas venham encorajar a cada uma de vocês a prosseguir. Lembre-se: Desistir jamais!

Deus abencoe,

Aquila

 

Anúncios

2 thoughts on “Hábitos Que Edificam

  1. Muito obrigada pelas suas dicas,sei que colocando em pratica farei do estudo um hábito de vida,quero me tornar cada dia mais dependente Dele a ponto de não passar nenhum dia se quer sem falar com Ele.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s