Introdução do Livro de Deuteronômio  

Deuteronômio é conhecido como um longa mensagem de despedida de Moises e a entrega da lei pela segunda vez. A nação de Israel havia passado 40 anos vagando pelo deserto. A velha geraçãojá havia falecido e não entrariam na Terra Prometida. Agora, a geração mais nova entraria, para tomar posse das promessas que Deus havia feito ao seus pais. Moises queria lembrar aos Israelitas da lei que Deus os havia dado. O tom é diferente da primeira vez que lei havia sido entregue no livro de Êxodos. Agora, o tom é de legado é amor. O coração é que as crianças de Israel – e o nosso hoje – seria obedecer a Deus porque o amamos. Nós precisamos ensinar os nossos filhos – e os filhos dos nossos filhos  – a amar a Deus e a obedece-lo também. 

Deus havia feito tantas grandes obras. Eles haviam experimentado o seu amor e proteção. Os filhos de Israel não deveriam ter problema alguém segui-lo. Eles sabiam das Suas expectativas de obediência. Eles haviam aprendido a santidade de Deus e por causa da Sua santidade eles também deveriam ser santo. 

Propósito: Para lembrar Israel o que Deus havia feito e para ajudá-los a rededicar as suas vidas a Ele. Para nós, podemos sempre lembradas da bondade amorosa de nosso Deus e renovar nosso compromisso para amar e obedece a Ele.

Autor: Moisés. Apesar de ser dito que o final do livro, onde dá o relato da morte de Moises, pode ter sido escrito por Josué.  

Período cronológico: o livro foi escrito para Israel ao redor de 1407 AC.

Verso Chave: Deuteronômio 6:5-7 “Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras que hoje te ordeno estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.”

Esboço

1. O Que Deus tem feito por nós (1:1-4:43) 

Este é o primeiro relato de Moises. Moises revisa os atos poderosos de Deus para a nação de Israel. 

2. Princípios de uma vida piedosa (4:44-28-68) 

Obediência a lei de Deus trouxe bênçãos e a desobediência trouxe infortúnio. Nessa sessão nós vemos:

  • Os Dez Mandamentos
  • O mandamento de amar ao Senhor teu Deus
  • Leis para adoração correta
  • Leis para dirigir a nação 
  • Leis para relacionamentos humanos
  • Consequências para obediência e desobediência 

3. Um Chamado para Compromisso com Deus (29:1-30:20) 

A aliança de Deus com Seu povo é renovada em Moabe e o povo de Deus é chamado a mar e obedecer a Deus.

4. A Mudança em Liderança (31:1-34:12) 

Moises comete erros, mesmo assim ele ainda foi um bom líder e obedeceu aos mandamentos de Deus. 

Deuteronômio tem muito para nós aprendermos também. Nós podemos ser relembradas que Deus está envolvido em cada área das nossas vidas. Nós somos relembradas que a obediência e a desobediência carrega consequências inevitáveis. Deus ainda está nos chamando para termos compromisso com Ele hoje. Nós podemos também aprender que todas nós cometemos erros mas Deus ainda pode nos usar  independente dos nossos erros e estes não devem nos parar de vivermos com integridade e compromisso com piedade. 

Há cinco grandes temas no livro de Deuteronômio:

História: Moises revisou os atos poderosos de Deus. Isso é importante para nós porque nós devemos lembrar as grandes e maravilhosas coisas que Deus fez nas nossas vidas no passado. Isso é parte do Seu caráter que é imutável. Nos conhecemos a Deus mais intimamente conhecendo o seu caráter e relembrando o que Ele tem feito nas nossas vidas. 

Leis: Deus revisou sua lei para o povo. Compromisso com Deus e sua verdade não pode ser vista aleivosamente. Nós temos que lembrar que estamos passando a s palavras de Deus para as gerações futuras. 

Escolhas: Deus relembrou seu povo que eles tinham que escolher o caminho da obediência. Nossas escolhas fazem a diferença. Escolher a seguir ao Senhor beneficia nosso relacionamento com Ele e os outros. 

Ensinamento: Deus ordenou os Israelitas que ensinassem seus filhos os Seus caminhos. Nós precisamos estar ensinando nossas crianças o caminho de Deus. Deve ser uma prioridade. Mais do que ensinar tradições nós devemos ensinar que amar a Deus começa em nossos corações e mentes. 

Este livro me lembra do antigo hino que diz “Crê e Observai”. Ele diz: crê e observai, tudo o quanto ordenar, o fiel obedece ao que Cristo mandar.” 

Que possamos ver o amor que o Senhor tem para nós é que possamos amor a Ele de todo o nosso coração, alma e força! 

(Extraído do Diário do Livro de Deuteronômio do Good Morning Girls, autoria de Courtney Joseph) 

 
 

           
 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s