Novo Ano Novos Alvos 

O novo ano está aqui! Com a chegada de 2017 vem a esperança de dias melhores, de sonhos que finalmente vão se tornar realidade, de orações respondidas, de bençãos sobre bênçãos. Essa esperança é mais profunda para aqueles que tiveram um ano difícil e cheio de muitas lutas, desafios e até tristes derrotas em 2016. 

Eu sou daquelas pessoas que têm o hábito de escrever um planejamento de vida para cada ano que se inicia. Eu criei este hábito a 10 anos e desde então eu tenho muito mais foco a caminhar em direção aos meus alvos. No começo esta tarefa não foi nada fácil. Eu não sabia direito o que eu estava fazendo e meu planejamento era muito simplistico e vago. Com o passar dos anos eu aprendi aperfeiçoar essa tarefa e hoje este planejamento é muito mais detalhado e organizado. Bem que é verdade o ditado que diz que o aperfeiçoamento vem com a prática. 

Eu gostaria de compartilhar com vocês o que aprendi durante este últimos 10 anos e te encorajar a escrever o seu planejamento para este ano de 2017 (se é que você já não o faz). 

Primeiramente, eu gostaria de explicar porque devemos escrever um planejamento de vida para cada ano. Isso não é só um passa tempo, ou uma mania boba. Estudos mostram que aquelas pessoas que têm o hábito de fazer por escrito um planejamento de vida têm muito mais sucesso em alcançar seus alvos do que aquelas pessoas que não tem este hábito. Não só isso, 100% das pessoas de alto sucesso em suas vidas têm este hábito. 

Você já deve ter ouvido o ditado que diz “você só vai saber se chegou aonde você queria ir se você souber primeiro aonde você está indo”. Em outras palavras, um planejamento detalhado te capacita a ter foco, direção e até antecipar e se preparar por possíveis barreiras e desafios. 

Eu sigo o princípio dos 4 Ps quando estou escrevendo meu planejamento anual: 

1. Pray (ore) 

Toda pessoa que serve a Deus e decidiu viver em submissão a Sua vontade precisa entender que a vida do cristão só pode ser guiada por Deus quando gastamos tempo buscando a Sua face e ouvindo a Sua voz. É Ele que nos direciona para uma vida plena e de total sucesso. Quando oramos Deus alinha nossos planos e sonhos com a perspectiva celestial de sucesso. Isso é muito importante, porque muitas vezes o mundo tem uma concepção de sucesso que vai totalmente contra os princípios de Deus. Não podemos basear nossos planos naquilo que o mundo estipula como sucesso, mas na vontade do Pai. 

“Deus fala com aqueles que tiram tempo patra ouvir e Ele ouve aqueles que tiram tempo para orar.” 

 A Bíblia está repleta de exemplos de pessoas que tentaram viver suas vidas sem a direção de Deus, e o resultado nunca foi bom. Em contraste, quando vemos aqueles que buscaram a vontade de Deus e foram obedientes em seguir suas instruções, vemos como eles alcançaram vitória. Uma vida guiada por Deus é uma vida de sucesso. 

Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor.” Salmos 37:23

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.” Filipenses 4:6 

Quem é aquele que teme ao SENHOR? Ele lhe ensinará o melhor caminho a seguir.” Salmos  25:12

Antes de tomar qualquer decisão ou fazer qualquer plano, ore incessante até que você receba reposta e direção do Senhor. Ele trará paz ao seu coração a cada passo que você deve tomar. Fazendo assim você certamente alcançará cada alvo a sua frente e terá a benção de Deus. Não existe nada mais poderoso do que isso! Então, ore sem cessar e siga os passos estabelecidos por Deus em sua Palavra e nas repostas de oração. 

2. Plan (Planeje)

“Um alvo sem um um plano é somente um desejo.” Larry Elder 

Agora que Deus te deu a direção e a perspectiva certa você pode começar a colocar no papel o planejamento do seu novo ano. 

Primeiro: enumere cada um de seus alvos. Seja o que for que você quer fazer neste novo ano escreva uma lista enumerando cada um deles. 

“Falhar em planejar é planejar para falhar.” Allen Lakein

Segundo: divida cada alvo em pequenos passos e estabeleça  o que você irá fazer diariamente e um tempo certo para chegar até eles. Esta parte é muito importante porque se você não fizer isso terá muita dificuldade de chegar ao seu alvo e poderá perder as energias e desanimar no meio do caminho. Por exemplo, se seu alvo é perder peso, você deve estabelecer quanto peso quer perder, dividir este alvo em pequenos passos (por exemplo, 2-5 quilos por mês) e o que vai fazer a cada dia para alcançar este alvo (eliminar açúcar e produtos processados 6 dias da semana e fazer exercício 30-45 minutos por dia 3-5 x por semana). Seja o mais específica possível, porque planejamentos vagos não tem sucesso.

Terceiro: Celebre as pequenas vitórias. Cada passo que você alcançar indica que você está mais próximo do seu alvo. Quando você tira tempo para premiar a cada passo alcançado você irá aumentar sua auto-estima e disposição para continuar. 

“Reconheça todas as suas pequenas vitórias. Elas vão eventualmente se tornarão em algo maravilhoso.” Kara Goucher  

“Geralmente são os pequenos passos que definem os grandes momentos dos nossos sonhos.” Chris Burkmenn 

3. Pursue (corra atrás) 

Um sonho escrito com uma data específica é um alvo. Um alvo dividido em pequenos passos se torna um plano. Um plano seguido de ações faz seus sonhos se tornar real.” Greg S. Reid  

Não adianta nada você orar, planejar e depois nao agir. Você tem que correr atrás dos seus alvos com todas as suas forças, derrubando e vencendo cada obstáculo a sua frente. Às vezes você vai descobrir que precisa fazer modificações no seu planejamento, e isso é ok. O alvo só vai mudar se Deus assim quiser. Devemos estar sensíveis a voz do Senhor para entendermos isso sempre. Ninguém nunca alcançou seus sonhos só pensando neles. Coloque suas energias em fazer aquilo que você estabeleceu como alvo. 

4. Persevere (persevere) 

“Ora, a fé é a certeza de que haveremos de receber o que esperamos, e a prova daquilo que não podemos ver.” Hebreus 11:1 

Não deixe seus pensamentos serem tomados por negativismos. Tenha fé e foco e busque força no Senhor. Não importa quantas vezes você cair, levanta, sacuda a poeira, e continue correndo em direção ao alvo. Visualize você na reta final, já com o prêmio na mão. Essa é exatamente a definição de fé. Você crê que já alcançou aquilo que deseja mesmo antes de ver. Isso de forma alguma está limitado só à aquelas coisas que consideramos “espirituais”. Esta visão é muito prevalente no meio evangélico, mas é totalmente errada. Não existe coisas espirituais que Deus está envolvido em nossas vidas e coisas não espirituais que Deus não se involve ou não se importa. Nós somos seres espirituais, guiado pelo Espírito, e tudo que diz respeito a nossa vida, não importa quão corriqueiro ou banal, é importante para Deus. Ele nos vê como um todo, um ser complexo com várias necessidades, seja física, emocional, social, psicológico e espiritual. Cada uma dessas áreas da nossa vida é importante para Deus. Creia nisso. 

“Tudo posso naquele que me fortalece.” Filipenses 4:13 

“Perseverança é falhar 19 vezes e ter sucesso na vigésima vez.” Julie Andrews 

Desistir não deve nunca ser uma opção se você quer alcançar o seu alvo. Sabe essas lâmpada que você tem na sua casa e vê por todos os lugares que você vai iluminando o ambiente? O inventor foi Thomas Edison. Sabe quantas vezes ele tentou inventar a lâmpada e falhou? 99 vezes! Na centésima vez ele finalmente conseguiu. Imagine se ele tivesse desistido! É por isso que ele diz: 

“Muitas das derrotas da vida são de pessoas que não entenderam quão perto estavam do sucesso quando desistiram.” Thomas Edison 

Eu tenho uma grande admiração por Martin Luther King Jr. A alguns anos atrás eu li sua biografia escrita por sua esposa. O que este homem alcançou através da sua vida (e morte) é realmente impressionante. O seu discurso “I Have a Dream” (Eu Tenho um Sonho) é um dos mais conhecidos e respeitados do movimento de direitos humanos nos Estados Unidos. Ele esteve à frente de um movimento que transformou a vida dos negros neste país. Ele não deisistiu de ver uma nação que dava direitos iguais a seus cidadãos independente da cor da sua pele, mesmo que isso lhe custou a própria vida. Ele disse: 

“Se você não pode voar, então corra. Se não pode correr, então ande. Se não pode andar, então engatinhe. Mas seja o que for que você faça, você tem que prosseguir movendo.” Martin Luther King Jr. 

Neste ano de 2017 vamos prosseguir movendo em direção ao alvo e cumprir o propósito de Deus para nossas vidas. 

Que Deus as abençoe, 

Aquila

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s