Introdução do Livro de Atos 

O Livro de Atos é único porque é um livro de transição. Nos transiciona do tempo de Cristo nos Evangelhos até o tempo da igreja, nas Epístolas. Em Atos vemos a ascensão de Cristo e o começo da grande comissão, onde o evangelho deixa Jerusalém e vai aos confins da terra – e eventualmente até nós hoje. 

Propósito: Atos foi escrito para que nós pudéssemos ver o nascimento e crescimento da igreja e os atos dos Apóstolos. 

Autor: Lucas (também o autor do Evangelho de Lucas) 

Data: Aproximadamente ao redor de 63-70 AD

Versículo Chave: Atos 1:8 “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”

No livro de Atos, começamos com a ascensão de Jesus e vamos ao ministério de Pedro. Ali, achamos o estabelecimento e expansão da igreja nos primeiros 12 capítulos. 

Também vemos a conversão de Saulo de um perseguidor da igreja a um grande missionário da igreja. Sua conversão acontece em Atos 9, mas não vemos seu ministério realmente iniciar até o capítulo 13. 

Temas: Há vários temas maiores no livro de Atos, que vai não somente nos ensinar sobre a igreja inicial, como também podem ser aplicados nas nossas vidas como cristãos. 

1. O Espírito Santo – Jesus prometeu aos discípulos que o Espírito Santo viria. O Espírito Santo veio com poder em Atos 2. Ele veio para ser nosso consolador, professor, e Ele é o poder atrás de tudo que fazemos como cristãos. Nada que fazemos é do nosso próprio poder mas pelo poder dEle que vive dentro de nós. 

2. A Igreja – O estabelecimento e organização da igreja local é a estória principal é tema do livro de Atos. A nova igreja tinha muitos problemas assim como a igreja de hoje. Atos nos dá muitos grandes exemplos de como perseverar apesar dos problemas na nossa igreja. Também fala muito sobre o crescimento das igrejas. 

3. Missões/Evangelismo – No final de cada Evangelho, Jesus nos deixou com uma missão. (Mateus 28:16-20, Marcos 16:14-16, Lucas 24:44-53, João 20:21-23) Tendo isso em mente, sabemos que este é o propósito da igreja – compartilhar o evangelho! Devemos falar para os outros. Isto expande não somente a igreja local, mas a igreja universal toda. Também vemos no livro de Atos que compartilhar o evangelho pode vir com um preço mas fortalece nossa fé a medirá que confiamos em Deus durante aqueles tempos. 

4. Perseguição – A igreja e aqueles que a defendem sofreram grande perseguição. O mesmo é verdade hoje. Aqueles que ficam firmes nas doutrinas e crenças da igreja podem sofrer oposição ou perseguição. O livro de Atos dá encorajamento para permanecer firme na fé, e lembrar aqueles que permaneceram firmes antes de nós. 

Pensamentos Finai: 

O livro de Atos vai no levar em uma jornada de fé. Chama aos Cristãos a viver fora de suas zonas de conforto e caminharem com intrepidez para compartilhar o Evangelho em um mundo que não busca conhecer a Deus. Que possamos ser encorajados a medida que lemos os Atos daqueles que foram antes de nós e aprendermos que nós também podemos perseverar em um tempo onde o Evangelho não é popular. 

(Tradução do Diário do Livro de Atos de Courtney Joseph por Aquila Matos, paginas 4-5) 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s